Como se pratica a boa medicina?

A Cardiologia Integrativa é a aplicação dos princípios da Medicina Integrativa na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

A denominação Medicina Integrativa surgiu no final do século 20 e reafirma a importância entre a relação paciente (sendo este o centro) e profissional de saúde, focando na pessoa como um todo.

É informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas, profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e da cura.

Vale ressaltar que a Medicina Integrativa não se trata de uma especialidade médica, mas sim de uma abordagem dentro da própria medicina. Seu foco é a promoção de saúde, a prevenção de doenças, a visão integral do indivíduo e sua participação ativa e central em seu tratamento.

Saúde integrativa e a boa medicina

O Conceito de Saúde Integrativa do CARDIO HUG visa promover 5 visões fundamentais à boa medicina (Mattos, 2005):

✔️A Sistêmica, onde se considera o corpo como um sistema complexo e interconectado, ampliando a visão fragmentária onde se foca apenas em um órgão isolado.

✔️A Multidimensional, onde se aborda necessidades implícitas do indivíduo, investigando os domínios emocional e espiritual, ampliando a visão reducionista ao se considerar apenas o físico.

✔️A Social, onde se considera o impacto do contexto social para a saúde do paciente e inversamente o impacto do processo saúde-doença para a sociedade, ampliando a visão individualista.

✔️A Colaborativa, onde se tem visão inclusiva das práticas baseadas em evidências fundamentadas em conhecimento milenar às práticas modernas, ampliando a visão antagônica e excludente.

✔️A Integrada, onde se propõe o desenvolvimento das terapias que levam à longevidade em paralelo às que visam a vida com qualidade, ampliando a visão dicotômica.

Promover essas 5 visões é fundamental à prática da boa medicina (Mattos 2005), para assim focarmos também em promoção de saúde em vez de apenas tratarmos doenças.

Já dizia Einstein: “A menos que modifiquemos nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo.” Cuidado adequado ao individuo em sua integralidade, requer promoção de uma visão integral.

Em nossa clínica, utilizamos os princípios da saúde integrativa na nossa Anamnese Integrativa (entrevista de primeira vez) que aborda as 4 dimensões do indivíduo: física, emocional, social e espiritual; na nossa abordagem da dor/sintoma total dentro dos cuidados paliativos e em nossa visão holística do paciente e das abordagens terapêuticas indicadas para cada caso.

Também desenvolvemos um programa de preparação cirúrgica chamado CARDIO HUG PREOP que inclui avaliação cardiológica + pré-operatório integrativo com abordagens comportamentais e mente-corpo, visando reduzir o status inflamatório e preparar o paciente para uma cirurgia mais segura.

SAIBA MAIS

Conexão Cérebro-Coração

A cardiologia comportamental ou neurocardiologia é um campo de estudo e aplicação dos fatores psicossociais na avaliação e redução do risco cardiovascular. Sabe-se que os

Read More »

Como se pratica a boa medicina?

A Cardiologia Integrativa é a aplicação dos princípios da Medicina Integrativa na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. A denominação Medicina Integrativa surgiu no final

Read More »

Paliar é Proteger

A Cardiologia paliativa é a aplicação dos princípios dos Cuidados Paliativos na abordagem das doenças cardiovasculares. Um artigo do British Medical Journal mostra que a

Read More »